O que é um eco-wedding?

Se você e seu noivo são do tipo ecologicamente corretos vocês vão adorar essa ideia que tem tudo para ser a nova tendência em mini weddings. O eco-wedding, ou casamento sustentável é pensado para que o impacto ao ambiente seja o menor possível desde o convite até às lembrancinhas. 
Confira algumas dicas para organizar um eco wedding.


1 - Convites: Substitua os convites por um site de casamento economizando papel. Deixe disponível no site um mural onde as pessoas possam combinar caronas para o grande dia, diminuindo o numero de carros.
Se ainda assim quiser convites impressos opte por papel reciclado ou convites feitos em papel semente (que podem ser plantados e se transformar em uma linda flor)


2 - Local: Realizar sua cerimônia e festa no mesmo local diminui deslocamento e produção de co2.



3 - Horário: O ideal é fazer o casamento durante o dia. As fotos ficam até mais bonitas! Mas se não tiver jeito e a festa se estender noite adentro invista em muitas velas na decoração, assim você também diminui o consumo de energia elétrica e tudo fica mais romântico.





4- Música da cerimônia e recepção/ Foto e vídeo: Contrate a mesma empresa para tocar na cerimônia e recepção, assim como a mesma empresa para foto e vídeo. Assim você diminui o deslocamento de pessoas e a emissão de co2, sem contar que fica mais fácil de chorar aquele descontinho que toda noiva adora!

5 - Roupas de damas e pajens: Escolha peças que possam ser usadas mais vezes pelas crianças. Vestidos pomposos e sapatos sociais dificilmente são usados pelos pequenos após o grande dia. Opte por bermudas de sarja e camisa social e tênis all star para eles, e vestidos mais leves + faixas coloridas e sapatilhas para elas.


6 - Vestido de noiva: Que tal mandar reformar o vestido de noiva da sua mãe? Dá um ar vintage e um apelo ainda mais emocional para o grande dia, sem contar que você não vai gastar uma fortuna em um vestido que provavelmente não irá usar novamente. O aluguel também é uma boa opção


7- Decoração: São inúmeras as possibilidades de reutilizar materiais como potes de maionese, garrafas de vidro, latas de leite em pó e até mesmo lâmpadas como recipientes para seus arranjos florais. Você também pode usar livros, quadros, móveis antigos e/ou de madeira de demolição. Já em relação as flores, opte por flores da estação e depois ofereça a uma ONG que faz arranjos reaproveitando flores de eventos para doar em asilos, olha que ideia genial!!!








8 - Comes e bebes: O cardápio finger food é uma excelente opção. Nele a comida servida em potinhos de degustação e muitas vezes dispensa o uso de talheres e quanto menos utensilios a serem lavados, menor é o consumo de água. Além do mais isso evita o desperdício de alimentos uma vez que a comida é servida em pequenas porções.
Não se esqueça de verificar se a empresa dá o destino correto ao óleo utilizado na fritura dos alimentos.



09 - Lembrancinhas: Nesse tipo de evento não basta a lembrancinha ser útil e funcional, ela também não deve agredir a natureza e se possível ainda pode contribuir com ela, como por exemplo, mudas de plantas ou pacotinhos de sementes de flores embrulhadas em juta que é mais correto do que embalagens plásticas. 



10- Lista de convidados: Tudo isso é mais fácil de organizar e combina muito mais com listas de casamento pequenas, do tipo mini-wedding. Portanto seja econômica com a sua lista de convidados.

Quem vai aderir a nova moda? Eu achei a ideia super bacana ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...