Fiquei noiva, e agora?


Eu já passei por isso, e agora estou a apenas 4 dias do casamento!!! 
Por isso vim dar algumas dicas baseada na minha experiência de 1 ano e 4 meses de noivado.

Você foi pedida em casamento e certamente está pensando "Fiquei noiva, e agora????" 
Organização é a palavra chave para que você não enlouqueça!
CLIQUE AQUI E LEIA AS DICAS




--> Quanto você pode gastar?
A primeira coisa que eu e o noivo fizemos foi tentar definir quanto nós poderíamos gastar na festa. Eu sei que o assunto é chato e delicado, mas toda a organização depende disso, inclusive a quantidade de convidados que você poderá convidar. Afinal, ninguém que começar a vida a dois cheio de dívidas. 

--> Lista de convidados
A segunda coisa que fiz foi elaborar um rascunho da lista de convidados.
Eu disse RASCUNHO pois essa lista muda MUITO até o dia do casamento. Casais se separam, solteiros começam a namorar, você faz novas amizades e as vezes até se desentende com amigos de longa data. 
No meu caso, limitamos 50 convidados para a noiva, 50 para o noivo, 50 para os parentes e amigos dos pais do noivo e 50 para os parentes e amigos dos pais da noiva. Dessa forma cada grupo gerenciou sua quantidade de convidados de forma igual, já que todos contribuíram financeiramente. 
Sua lista está grande demais??? Veja as dicas de Como reduzir sua lista de convidados.



--> O que dá pra fazer com a grana disponível?
Como saber se a grana que eu tinha disponível era o suficiente para arcar com todos os gastos da festa? 
Nesse momento os grupos de noiva ajudaram muito! Nesses grupos online trocamos informações entre noivas e por isso temos uma ideia do valor médio para a prestação de cada serviço. Realmente é muito útil. 
Outro ponto fundamental para a organização e distribuição de gastos para cada item é a contratação de um cerimonialista com pacote de assessoria. Esse profissional irá saber guiá-la e ajudá-la com a sua planilha de gastos, tentando sempre fazer o dinheiro ser suficiente para todos os itens que você julga fundamental. Certamente ele irá te passar alguma planilha organizadora e um check list para que você se organize. Em breve teremos esses itens disponíveis aqui no Casarei em Brasília - Acompanhe!

Grupos de noivas: Indico o grupo NBU´s do facebook - de livre acesso para noivas e fornecedores
e o grupo NBU´s de e-mail - é preciso preencher um cadastro E participar de um dos encontros presenciais do grupo para ser aceita nele. 

--> Informação

A busca por informações é fundamental!!! E você pode fazer isso de várias formas:
  • Livros: Existem alguns muito interessantes que dão dicas ótimas para a organização do casamento. Indico: Manual da noiva 
  • Revistas de noiva: São muito úteis e mostram um pouco de tudo que há de mais lindo atualmente no mercado. Indico: Inesquecível Casamento e Figurino noivas
  • Blogs: O meu favorito!!!! São de graça, te ajudam na organização, ensinam DIY,divulgam fotos de casamentos/noivados/chás da vida real,  dão dicas, mostram as tendências atuais e o conteúdo é atualizado com mais frequência do que as revistas (que geralmente tem edições semestrais). Indico: Casarei em BrasíliaCasando sem granaVestida de noivaPeguei o BouquetSay I doConstance ZahnNoivando Casando AmandoAgora fiquei noivaVish Vou casar e muitos outros disponíveis na aba BLOGS aqui do Casarei!
  • Fan pages (facebook) e Instagram: Idem as informações que passei sobre os blogs. Todos os blogs citados acima possuem fan pages e instagrams super legais. 
  • Eventos de noivas: Participe de quantos você puder. Nesses eventos você conhece novos fornecedores, conhece novos tipos de serviços, faz orçamentos, consegue descontos especiais e as vezes até ganha algum item em um sorteio bem bacana! Indico: Casar Decor e Luxo de Festa


--> Organizando toda a informação.
Crie uma pasta de organização no seu computador. Dê a ela o nome Casamento
Dentro desta pastas crie outras pastas que serão muito importantes. Exemplos:
- Orçamentos (guarde todos os orçamentos que receber)
- Vestidos (salve imagens dos vestidos que você gosta)
- Decorações (salve imagens de decorações que você gosta)
- Contratos fechados (digitalize todos os contratos que você fechar e salve nessa pasta - envie cópia para o cerimonial)
- Não se esqueça de salvar nessa pasta a sua planilha de gastos e seu check list

Se você não tem computador ou gosta de coisas impressas, não se preocupe! Compre um fichário, organize tudo com muitas divisórias e seja feliz 


No mais é isso, em breve eu volto com um post super legal sobre aplicativos de celular ;)

Um comentário

Camilla Iumatti disse...

dicas muito legais, tenho feito exatamente isso,como tenho tara por planilhas, eu tenho recorrido bastante a elas e tem me ajudado muito.
Foi muito bom saber que estou no caminho certo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...