Casando na igreja católica


Saiba quais são os documentos exigidos para que você e seu noivo se casem na igreja católica


Hoje vamos falar um pouco sobre as exigências da igreja católica para que se possa celebrar o casamento. É um processo bem burocrático e chato, mas em breve também irei contar um pouco sobre uma etapa que me surpreendeu positivamente, o curso de noivos. 

Bem, quando começamos a pesquisar sobre casamento na igreja quase ficamos doidas com a lista de exigências que a igreja faz. E ficamos mais doidas ainda quando começamos a perceber que as exigências variam de uma igreja para outra. 

Para facilitar para as noivas, vou colocar os documentos mais comuns que as igrejas pedem.
Clique AQUI e veja a lista

Saiba quais são os documentos exigidos para que casar na igreja católica

Para facilitar para as noivas, vou colocar os documentos mais comuns que as igrejas pedem:
1- Certidão de Batismo para fins MATRIMONIAIS - Não é a certidão que seus pais receberam quando te batizaram. Essa é uma certidão que você pede na igreja dizendo que vai casar. Ela deve ter sido expedida há no máximo 6 meses, ou seja, ela tem validade. Você deve buscá-la na igreja em que foi batizado(a). Ambos os nubentes devem apresentar esse documento. (Geralmente não há taxa para retirar essa certidão e eles emitem em 7 dias)
2- Certidão do Curso de Noivos - Essa eu vou explicar mais para frente, tenho uma história legal sobre isso. 
3- Certidão de Casamento - Se já forem casados no civil 
OU Habilitação - Se o casamento for religioso com efeito civil - Ou seja, primeiro você deve ir ao cartório e só depois dar entrada na igreja. O processo no cartório leva de 15 a 20 dias. Então programe-se com antecedência. É possível casar somente na igreja, sem casar no civil e sem ter efeito civil, mas é um processo mais complexo e é preciso pagar algumas taxas extras. 
4- Foto 3x4 dos noivos
5 - Xerox das identidades (RG e CPF) Algumas igrejas tem um pouco de resistência em aceitar a carteira de motorista. 
6- Às vezes pedem também as certidões de nascimento.
7- Xerox das identidades (RG e CPF) de duas testemunhas que deverão estar no dia do casamento. E um documento descrevendo a profissão, estado civil e endereço das testemunhas. 
8- Comprovante de residência ATUALIZADO.
9 - Você deve abrir o processo na igreja mais próxima da residência de um dos noivos, não na igreja que você quer casar.  Se você, por exemplo, morar na Asa Sul e for casar no Lago Sul, precisará transferir o seu processo e pagar a taxa (geralmente por volta de 60 reais). 
10 - Cada igreja pede uma antecedência diferente na abertura do processo, algumas pedem 40 dias, outras chegam a pedir 90, é bom se certificar desse prazo para não perder a data. Você pode reservar a igreja com até um ano de antecedência e só para fazer a reserva você não precisa levar toda essa lista de documentos, mas apenas pagar uma taxa.
11- Pagar a taxa da igreja. Cada igreja cobra um valor diferente, as mais caras cobram perto de 1600 reais, as mais baratas cobram 500 ou perto disso. No meu caso teremos não decoração, nem música, nem cerimonial, não usarei vestido de noiva, mas mesmo assim é preciso pagar a taxa completa da igreja. 
12- Entrevista com o Padre.

Dúvidas frequentes:

A base para essas resposta está no site da Arquidiocese de Brasília.
1- Precisa ter primeira comunhão e/ou crisma? NÃO
2- É possível casar um não católico com uma católica? SIM (Mas é um processo mais complexo)
3- É possível casar no civil depois de ter casado na igreja? SIM (Algumas igrejas realizam o casamento se você apresentar o protocolo. Caso você não queira casar no civil, pode pedir dispensa, mas também é um processo mais complexo)
4- Precisa ser batizado? SIM e NÃO. Só não vai precisar se vocês optarem pelo casamento de duas pessoas com religiões diferentes.


Algumas igrejas pedem documentos fora da lista prevista pela Arquidiocese (pequenas variações são aceitáveis, mas algumas igrejas estão exigindo o curso de noivos com validade de 6 meses, o correto é um ano, entre outras exigências). Os noivos tem duas opções nesse caso, mudar de igreja ou entrar em contato com a Arquidiocese. 


Caso queiram consultar o próprio site da arquidiocese, onde consta a documentação exigida, ele está aqui: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/secao.php?p=matrimonio

Aí está a lista e vocês agora já podem se organizar. 
UFA!!!!! 

Aguardem o próximo post: A visão de uma “não católica” sobre o curso de noivos. 

Clique aqui para ir para "A visão de uma “não católica”: http://www.casareiembrasilia.com.br/2015/08/a-visao-de-uma-nao-catolica-sobre-o.html


Outros posts da série CASAMENTO GUIM - é só clicar que abrirá em uma nova aba:

Quer saber sobre as exigências da igreja católica, o curso de noivos e muito mais?
Casando na igreja católica

Quer saber sobre o meu noivado? Então confira os seguintes posts:

Gostou dos meus posts? Veja mais dicas aqui: 



Publicidade:
Clique sobre a imagem e saiba tudo sobre o Casar Decor




Um comentário

Ingryd disse...

É bem burocrático mesmo.
Mas vale a pena!
Ansiosa pelo relato do curso de noivos! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...