Cachoeiras incríveis - Fim de semana relax na Chapada dos Veadeiros

Cachoeiras para prévia.

Trabalhar no consultório, trabalhar no blog, trabalhar nos grupos Nbus, estudar,  resolver probleminhas do dia a dia, organizar a casa... Ufa!!! Que rotina corrida!
E tenho certeza que a sua rotina também é assim, porém adaptada à sua profissão e suas necessidades diárias.
Com tanta coisa assim a ser feita, chega uma hora que o estresse bate forte e é preciso descansar o corpo e a alma.

Foi por isso que no fim de Julho eu e meu marido pegamos o carro em um fim de semana e corremos para a Chapada dos veadeiros, mais precisamente para Cavalcante - GO. A viagem foi 100% relaxante, romântica e de total conexão com a natureza.
Resolvi fazer esse post porque eu acho que essas paisagens podem ser lindos cenários para prévia romântica.
Ficou curioso? Então Clique AQUI  e saiba tudo a respeito!

Cavalcante é uma cidade super pequena, de cerca de 10.000 habitantes, seu território abriga 60% da chapada dos veadeiros, muitas belezas naturais, incluindo mais de 100 cachoeiras, cada uma mais linda que a outra. Lugar ideal para quem deseja uma prévia romântica na natureza, um fim de semana relax ou até mesmo uma lua de mel econômica e desplugada dos problemas do mundo.

Por isso compartilho com vocês algumas fotos (amadoras) e o roteiro que fizemos.

Como o intuito era relaxar eu queria pousada SEM wi-fi para ficar propositalmente offline... e nas minhas buscas encontrei um pequeno paraíso, a Pousada Vale das Araras, que é uma Reserva particular do patrimônio natural (RPPN), ou seja, uma área particular que preserva a natureza, garantindo a preservação do cerrado e da biodiversidade. Sem exagero, não sei mensurar a quantidade de pássaros diferentes que vi em 2 dias de estadia nessa pousada... MARAVILHOSO!

A pousada, é uma gracinha e por ter poucos chalés, garante um atendimento excelente, oferece muuuito conforto aos hóspedes e ainda assim mantem toda a característica local da natureza.

Escolhida a pousada, chegou a hora de pegar a estrada. São 320km de estrada, que apesar de não ser duplicada é segura pois 90% está bem sinalizada e com asfalto de qualidade... a situação só se complica um pouco nos 50 km mais próximos a Cavalcante pois a estrada ainda não foi recapeada.

Saímos do centro de Brasília na sexta feira por volta das 15:00 e chegamos à pousada às 18:30... Estávamos cansados pois a combinação manhã trabalho + tarde estrada foi meio puxada, então decidimos jantar no restaurante da pousada, pedimos massas (penne e talharim)... o valor foi justo e estava tudo uma delícia. Conversamos muito, curtimos o tempo livre juntos e dormimos tranquilos. No dia seguinte acordamos cedo, tomamos café da manhã na pousada (recomendo as tapiocas feitas por eles) e fomos ao passeio da Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira da Capivara, passeio indicado pelo dono da pousada.

cachoeira, chapada dos veadeiros, prévia romântica, ensaio de namorados, e-session, pré wedding, natureza, cavalcante, santa bárbara, são bartolomeu, capivara, lua de mel econômica

Como essas cachoeiras ficam dentro de área da comunidade quilombola dos Kalunga, para fazer esse passeio é preciso ser acompanhado por um guia da comunidade. Basta ir ao centro kalunga de atendimento ao turista, certamente na hora haverá outras pessoas interessadas no mesmo passeio, você pode se juntar a elas e montar um grupo de 10 pessoas, dividindo o valor do guia (que cobra R$ 100,00)... foi isso que fizemos ;)

30 km de estrada de chão até o centro kalunga

No centro de atendimento Kalunga, nos juntamos a outros turistas pra ser acompanhados pelo guia

lojinha com lembrancinhas artesanais

O acesso a Cachoeira da Capivara, 1ª cachoeira do passeio, é facilmente feito de carro de passeio comum + trilha de aproximadamente 15 minutos... Mas atenção, é preciso ter um bom condicionamento físico e preferencialmente estar usando tênis pois é preciso subir e descer algumas pedras meio chatinhas... rsrs
A cachoeira é linda, de água muuuito gelada límpida e possui 2 quedas d´água com poço grande, de profundidade rasa (perto da primeira queda) e média, perto da segunda queda.
Não há tempo limite para ficar na primeira cachoeira!
Dica: se você for a cachoeira em um fim de semana, vá cedo... como o acesso a ela é mais fácil, ela fica mais cheia de turistas do que a Santa Bárbara

foto debaixo da água... super cristalina!

tirei foto bem na hora que ele bateu com o dedinho na pedra... rs

com dor no dedinho.. rsrsrss

Depois de algum tempo curtindo a Cachoeira da Capivara, fomos para a Cachoeira Santa Bárbara... O acesso a essa cachoeira já é um pouco mais complexo pois no trajeto de carro é preciso passar com o carro por dentro de um córrego. Em período de seca (junho a agosto) é mais tranquilo pois o volume do córrego é menor, mas em época chuvosa o ideal é ir em carros mais altos para não deixar ele se afogar no meio do córrego... rsrsrs

Nesse vídeo, aos 0:15 segundos você vê o córrego por onde é preciso passar com o carro.

Passado cerca de 2 km após esse ponto é preciso caminhar 1,5km em trilha, metade do tempo é uma caminhada leve em terreno plano, a outra metade temos novamente que subir e descer algumas pedras.. o que exige um pouco mais de condicionamento físico.

Ahhhh Lívia, mas está muito complicado!!! Eu digo para vocês, todo o esforço vale completamente a pena. Nunca vi  paisagem mais linda, a água é de um azul indescritível, cheia de peixinhos (que se vc ficar bem paradinha podem vir mordiscar seus pés - aconteceu comigo) com pedras super legais para apreciar a paisagem e fazer belas fotos... A área da cachoeira não é tão grande quanto a da queda da Capivara, por isso aos fins de semana cada grupo só pode permanecer 1 hora no local.
* não tem muitas fotos nossas nessa cachoeira porque eu fiquei igual criança... nadando o tempo todo, entrando debaixo da queda e saindo... "filiz-da-vida"

água quentinha... só que não!

Juro que essa foto está sem filtro... a cor da água é ainda mais linda pessoalmente

Ao fim do passeio (por volta das 16h) fomos almoçar em um restaurante da comunidade Kalunga, custou R$ 25,00 e podíamos comer a vontade. A comida estava deliciosa e todos os ingredientes do almoço são produzidos por eles. Delíííícia.

Chegamos a pousada por volta das 17:30h, fomos fazer sauna (a lenha) e à noite fomos jantar em uma deliciosa pizzaria a lenha, que eu não lembro mais o nome... mas ao sair da pousada Vale das Araras ela é a primeira que se vê ao sair do trecho de estrada de chão. A pizza estava muito gostosa, bebemos uma cerveja artesanal produzida lá em Cavalcante e a conta do nosso jantar não passou dos R$ 70,00.
Mais uma vez dormimos cedo, no dia seguinte acordamos as 09h, tomamos café da manhã no hotel e fomos para a Cachoeira São Bartolomeu, que fica DENTRO da área da pousada e não tem custo de visitação para quem se hospeda lá. Não é necessário ter guia... a trilha até a cachoeira é muito fácil, 2km de caminhada leve sem muitas pedras no caminho e 80% dentro da mata, então o sol nem queima ;)

A queda d´água não é alta, mas possui pelo menos uns 4 poços, em alturas diferentes, muuuuuuuitos muitos muitos peixinhos e as piscininhas são deliciosas para ficar horas e horas dentro da água jogando conversa fora... Nesse dia, enquanto estávamos lá, perdi as contas de quantas vezes vi araras sobrevoando a área. Me senti muito abençoada.
Depois disso almoçamos no restaurante da pousada e pegamos a estrada de volta para Brasília.
O que eu achei? Achei que foi um fim de semana delicioso, excelente para quem precisa desestressar... se eu pudesse iria a cada 15 dias ;)

muitos peixinhos comedores de peles

Essa é nossa foto padrão... decidimos que sempre faremos uma dessa em cada viagem que fizermos!