Jericoacoara - CE. Viagem de 1 ano de casados e segunda lua de mel

Jericoacoara - Lua de mel, viagem de bodas ou viagem relax

Dia 30 de agosto de 2015 o Rafa e eu completamos 1 ano de casados e para comemorar tiramos 1 semana de folga em nossos trabalhos para fazer uma viagem de comemoração a dois, que poderia facilmente ser uma viagem de lua de mel, por isso decidi passar aqui para dar as dicas a vocês.
Vou contar tudo sobre a viagem e passeio e no fim do texto conto para vocês a respeito dos gastos para vocês, por isso o post está bem grandinho

Eu queria praia, estava sedenta por sol e mar... então escolhemos ir para Jericoacoara - CE (5 noites) e Fortaleza (2 noites).

Clique AQUI e saiba os custos e todas as dicas para uma viagem INESQUECÍVEL.

Compramos as passagens por milhas, vôo direto Brasília-Fortaleza, então nesse ponto fizemos uma super economia!

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica, pedra furada
Pedra furada. Jericoacoara - CE

Saímos de Brasília por volta de 11:00, chegamos a Fortaleza por volta das 13:00.O Rafa havia deixado um transfer reservado e saímos do aeroporto direto Jericoacoara (no fim do texto contarei o que não gostei nesse contrato).

Da capital cearense até a paradisíaca Jericoacoara são 298 km, mas como parte do trajeto é por trilha sobre dunas são quase 5 horas de viagem.
Chegamos a Jeri (já estou íntima) às 19h de segunda feira e fomos direto para a pousada, exaustos da longa viagem, afinal, estávamos há aproximadamente 8 horas em trânsito.
A pousada escolhida foi a Jeri paradise, escolhemos pelo site airbnb e foi uma excelente opção. INDICO! Além do clima "lá em casa" o dono de lá, Rodrigo, é um cara super gente boa, brasiliense e já rodou o mundo viajando, conversamos muuito durante nossa estadia por lá. Sem falar que a pousada ficava em local estratégico, perto da praça (mas o local é silencioso) e a apenas 300 metros da praia.
Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica, pousada, jeri paradise

O preço foi excelente e a diária incluía quarto com cama de casal, banheiro, ar condicionado, roupa de cama e banho. Tudo MUITO limpo! Se quiséssemos poderíamos usar a cozinha da casa, mas obviamente não chegamos sequer perto do fogão.
Outro ponto que eu amei e que me fez sentir ainda mais em casa é que o Rodrigo tem uma cadelinha da mais pura raça vira lata, a Lulu, super querida e carinhosa, quase trouxe ela para Brasília comigo... mas se você não gosta de cães não se preocupe, o Rodrigo pode mantê-la apenas na área externa da casa.

DICA GERAL: Leve boa quantidade de dinheiro em espécie. Não há bancos em Jericoacoara, é possível realizar saques na agência dos correios na quantia de até R$ 1.500,00 , mas constantemente o sistema da agência fica inoperante. Nosso dinheiro acabou e durante todos os dias que estivemos por lá, o sistema dos Correios não estava funcionando. Ainda bem que na cidade a maioria dos estabelecimentos aceitam cartão de débito/crédito.

Lulu, a mascote da pousada.

O café da manhã não estava incluso, mas graças a um "convênio" da Jeri Paradise a gente podia fazer o dejejum no restaurante Jeri Ju por apenas R$ 13,00 por pessoa. O cardápio incluía uns 4 tipos de frutas, 2 tipos de pães, 2 tipos de sucos, frios, café, leite e achocolatado, tapiocas e omeletes. Simples, porém muito gostoso.

Na terça feira, primeiro dia de praia, decidimos ficar na praia de Jericoacoara mesmo, o dono da pousada nos aconselhou a ficar na barraca de praia Club Ventos, o ambiente era super sofisticado e não cobravam pelo uso das espreguiçadeiras desde que consumíssemos do menu deles (outras barracas cobravam +/- 10 reais pelo uso da espreguiçadeira). Na club ventos eles atuam assim porque visam mais lucros na locação de pranchas e aulas de kite surf.

E detalhe, os valores para consumo eram super justos. Gastamos em média R$ 50,00 por pessoa para beber e petiscar ao longo do dia!
A graça da praia de Jericoacoara é que a maré é muuuuito baixa durante do dia, então há longa extensão de areia, dentro do mar você caminha muito muito muito e a água não passa da altura do joelho, então é muito gostoso ficar deitado dentro d´água vendo o tempo passar.

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica, club ventos, conforto

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica,  dunas
Último dia em Jericoacoara. Estava nublado de manhã, então decidimos subir as dunas

No alto da duna, tipo tieta... rsrsrs O tempo já estava melhorando

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica, Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica,
Caminhada pela beira do mar
No fim do primeiro dia fizemos a trilha para a Pedra furada. Um passeio lindo, gratuito mas que exige bom preparo físico. Pode preparar as pernocas porque subir e descer dunas não é fácil!
O visual, principalmente o pôr do sol, é indescritivelmente lindo!
DICA 1: Vá de tênis! Ele fica cheio de areia, mas facilita muito a caminhada.
DICA 2: Leve DINHEIRO, se você ficar muito cansado no caminho da volta, pode pagar para voltar de charrete
DICA 3: Assista ao pôr do sol enquanto estiver no alto da duna.

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica, trilha para pedra furada

Pedra furada

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica,  pedra furada
pedra furada

O belíssimo pôr do sol

é legal ser clichê

No segundo dia fizemos o passeio de quadriciclo, escolhemos a equipe do Jegue alado - eles estão no instagram - que nos foi muito bem recomendada. O trajeto incluía a pedra furada, árvore da preguiça, praia do preá, lagoa azul e lagoa paraíso, mas optamos por pular a parte da pedra furada pois conhecemos esse local na véspera.
Fomos direto para a árvore da preguiça... eu estava com um boné lindo, mas com a ventania do quadriciclo ele voou e eu nunca mais encontrei :(
Dica 1: Amarre uma canga na cabeça, no melhor estilo muçulmana, não voa como chapéus e bonés, protege o couro cabeludo de queimaduras do sol e ainda evita que os cabelos embaracem!
Em seguida fizemos breve parada na praia do preá, mas não gostei muito dela para banho porque o mar estava MUITO cheio de algas.
Dica 2: Vá de tênis! Para dirigir o quadriciclo é preciso passar a marcha usando os pés, então o tênis é o melhor calçado

passeio de quadriciclo

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica, árvore da preguiça
Árvore da preguiça

Árvore da preguiça. Tem essa posição por causa da ação dos fortes ventos na região

Praia do preá

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica, preá
cachorrinho apreciando a paisagem

Cachorrinho à milanesa

De lá partimos para a lagoa azul, que cenário lindo! A água super azulzinha nem parece ser doce, tem várias redes dentro d´água para relaxar e instrutores ensinando a fazer SUP. Tomamos apenas 1 cerveja, não comemos pois nos informaram que a comida lá não é das mais fresquinhas, o que julgamos ser verdade pois o acesso ao local é realmente muito difícil.

Lagoa azul. Curtindo a vida boa

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica, lagoa azul, rede dentro da água
Eu e ele

O celular estava dentro da água. eu fora da água
e o resultado da foto é esse. Água super cristalina

Em seguida partimos para a lagoa paraíso. Meu Deus, que lugar maravilhoso! há uma SUPER estrutura que faz parecer que vc está em uma praia gringa. Há espreguiçadeiras com colchonetes e se vc quiser deitar em uma delas na mesma hora o garçom estende um lençol sobre o colchão especialmente para que vc se deite. Tem uns bagalôs com redes dentro d´água, que também nem parece ser lagoa! Muitas pessoas praticam Kite surf por lá, mas não dá pra fazer SUP porque venta DEMAIS e a lagoa fica cheia de ondas... eu disse que parece mar! rsrsrsrs

Lua de mel - Jericoacoara. Ceará, bodas de papel, 1 ano de casados, viagem, econômica, praia, sol, romântica, lagoa paraíso, vida boa, rede dentro da água

O casal tatuado. Essa é nossa foto padrão... sempre que estamos em alguma bela paisagem natural fazemos uma foto dessa.

No outros dias também ficamos em jericoacoara, na barraca Club ventos e almoçamos no self service de lá. Todos os dias saímos para jantar e posso afirmar que eles possuem restaurantes incríveis, cardápios sempre em português e inglês e preço super justo!
Não deixa de visitar:
Restaurante lagosteiro - Pratos indicados: peixe a delícia, polvo com fritas.
Tamararindo - Pratos indicados: peixe com coco, pure de banana e carne ao molho de cerveja. Bebida: caipiroska de limão siciliano.
Sorveteria Gelato & Garano - Todos os sorvetes. 100% artesanais. Delícia!!!

O melhor sorvete artesanal

Restaurante Lagosteiro.

Tamarindo... esse restaurante é IMPERDÍVEL
Jantar debaixo do pé de tamarindo. Ambiente aconchegante, romântico e comida FANTÁSTICA

Voltamos para Fortaleza, eu estava super desanimada porque geralmente detesto praias de grandes centros urbanos, mas até que foi legal! Saímos de Jericoacoara por volta das 13h e chegamos a Fortaleza as 18h... um péssimo horário porque o trânsito de Fortaleza é caótico.

Nesse ponto faço uma pequena pausa para contar a respeito da empresa do transfer, a BORA TURISMO. Se você quiser viajar sozinho o valor do translado é de R$ 500,00, mas se houver 3 pessoas ou mais no mesmo translado cada pessoa para R$ 150,00 (por trecho).
Na ida viajamos em uma Hillux... a viagem foi tranquila, mas no fim do trajeto percebi que o motorista fez algumas ultrapassagens que EU não faria, a visibilidade podia até ser boa, mas a marcação no chão da estrada dizia que não era área própria para ultrapassagem... não gostei, mas relevei.
Na volta a situação foi MUITO pior. Voltamos em uma SRV, carro bacana, tinham 2 gringas e um paulista viajando conosco e por isso eu e meu esposo voltamos naqueles assentos da 3ª fileira. Assim que saímos da área de Dunas e chegamos em solo percebi que sempre que o motorista frenava o veículo se tremia todo, comentei com meu esposo que me disse "isso deve ser porque estamos exatamente em cima da área das rodas", mas eu sou MUITO observadora e vi que além de sentir o carro se chacoalhando todo o volante também se tremia ... pronto, acabou meu sossego logo na primeira hora de viagem. Para piorar a situação, o motorista - que era muito simpático e educado, falou ao celular PELO MENOS em 8 ocasiões diferentes, em apenas 2 vezes ele conversou a respeito dos tremores do carro que a cada frenagem parecia que ia se desmontar. Resumindo, pesquisei no google os "sintomas" do carro e foi unânime o resultado de "disco de freio empenado", possíveis consequências de rodar com o carro assim: "em uma frenagem brusca uma das rodas travar e levar à derrapagem do carro". PÂNICO, define!

Em Fortaleza ficamos hospedados no hotel Carmel Magna Praia, em Iracema. Recepção bonita, recepcionas ágeis e educados, mas acho que a limpeza do quarto poderia estar melhor, o colchão estava velho e esburacado e no café da manhã se vc quiser uma tapioca precisa esperar pelo menos 20 minutos porque é muita gente para pouca chapa de fazer tapioca. NÃO RECOMENDO.
Felizmente a localização do hotel é excelente, perto de bons restaurantes, na beira mar, em região bonita e movimentada, pena que a praia não é própria para banho... mas fomos nos dois dias de taxi para a praia do futuro.

fortaleza, iracema, hotel

Recepção do hotel Magna praia

No primeiro dia ficamos na barraca Croco beach,... caracas, super mega infra estrutura, com piscina, toboágua e muitas atrações para deixar a criançada ocupada enquanto os pais curtem a praia, o tempo todo um funcionário passava limpando a areia, por isso na área deles é tudo muito limpinho. Único ponto mais chato é que os vendedores ambulantes e repentistas sabem que aquela é uma área de muitos turistas, então vc precisa ficar o tempo todo negando os milhões de produtos que te oferecem. Comida gostosa, preço médio.. mas nada de excepcional.
Saímos da praia e fomos direto para o Mercado central, ótimo lugar para comprar biquinis, toalhas de mesa, roupa de cama, redes e artesanato local. *vou colocar a lista de comprinhas no fim do post.

Barraca Croco Beach

No segundo dia ficamos na barraca new beach, o atendimento era meio lento, mas comemos um peixinho na brasa que foi O MELHOR da viagem, era pra ser um petisco, mas era tão bem servido que virou nosso almoço. Custo? apenas R$ 30,00!!! A noite fomos passear na feirinha de meireles, dava pra ir a pé a partir do nosso hotel,... na feirinha tinha basicamente os mesmos produtos e mesmos preços do mercado central. Recomendo!

Praia do futuro. Com a saída de praia comprada no Mercado central

Pegando um bronze, do jeito que eu AMO.

Agora vamos ao resumo dos preços

* Passagens: Gastamos 24.000 milhas nas duas passagens ida e volta + R$80,00 cada.
Total: R$ 160,00 para o casal.

* Diária na pousada Jeri Paradise: R$ 120,00
Total: R$ 480,00 para o casal.

* Café da manhã no restaurante Jeri Ju: R$ 13,00 por pessoa
Total (3 dias): R$ 78,00  para o casal

* Bebidinhas + comidinhas variadas. Barraca Club Ventos (durante o dia): Em média R$ 50,00 por pessoa
Total (3 dias): R$ 300,00 para o casal.

* Passeio de quadriciclo para as lagoas com a empresa Jegue alado: R$ 300,00 para o casal.

*Custos de alimentação no dia do passeio para a lagoa: R$ 150,00 para o casal
--> lembrando que nesse dia comemos café da manhã beeem reforçado e consumimos menos comidas na barraca

* Transfer Fortaleza - Jericoacoara. Jericoacoara - Fortaleza. R$ 150,00 por pessoa, cada trecho
Total: R$ 600,00 ida e volta para o casal

* Diária no hotel Carmel Magna Praia - R$ 280,00
Total: R$ 840,00 para o casal

* Bebidinhas + comidinhas variadas nas barracas da praia do futuro: +/- 60,00 por pessoa
Total: R$ 240,00 para o casal - 2 dias.

* Jantar em fortaleza: em média R$ 50,00 por pessoa
Total: R$ 300,00 para o casal - 3 noites

Comprinhas variadas no Mercado central
* Maiô engana mamãe (adulto): R$ 70,00
* Saída de praia + cinto (adulto): R$ 50,00
* Maiô engana mamãe (infantil - presente para a afilhada): R$ 30,00
* Toalha de mesa + passadeira 2 metros: R$ 65,00
* Jaleco gola de padre: R$ 30,00 (aqui em Brasília custaria no mínimo R$ 55,00)

Total da viagem (tirando minhas comprinhas): R$ 3.448,00 para o casal OU R$ 1.724,00 por pessoa.

VANTAGENS:
- Muito bonito
- Bom custo X benefício
- Praia ótima para banho de mar e prática de kite surf
- Estruturas de barraca de praia: de boa a excelente
- População receptiva e educada

DESVANTAGENS:
- Estrada não é muito boa